logotipo tiver futuro

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 PN dados genero

Decorre na Praia encontro Nacional de sensibilização e informação de Homens na promoção da igualdade de Género e combate à VBG. Trata- se de uma iniciativa promovida pela ICIEG e Laço Branco, Rede Homens contra Violência baseada no Género. O encontro tem como propósito reforçar o engajamento dos homens no combate à VBG

Em Cabo Verde é cada vez mais frequente o registo de casos da violência Baseada no género. O Presidente de Rede Laço Branco, Clóvis Silva, assegurou que os sucessivos casos da violência baseada no género são frutos de um trabalho que não está a ser feito como deve ser, realçando que desta forma “um o homem continua a ser a carda da violência ou do agressor e a mulher a cara da vítima”.

Contudo, para fazer face a esta situação, Clóvis Silva assegura que é necessário apostar mais na prevenção. E esta, conforme o mesmo, deve começar desde muito cedo, como por exemplo nas escolas. Uma opinião que é também partilhada pela ministra da Educação Família e Inclusão social, Maritza Rosabal, enfatizando que esses dados nos alertam para uma prevenção ou um trabalho mais afincado neste sentido, o que por exemplo nas escolas em que o seu ministério está a introduzir abordagem de género nos currículos, proporcionando as crianças e adolescentes espaços de reflecção e novas formas de se relacionar.

Já Óscar Santos, Procurador-Geral da República, que também esteve presente na abertura, realçou que apesar de existir leis que condenam as práticas de Violência Baseado no Género, não fazem ainda parar este fenómeno criminoso, que tem demonstrado sinais preocupantes e com continuação desta prática. Por isso assegura que as entidades do Estado devem ver políticas públicas focalizadas nos factores geradoras da violência.

Os dados do comando Regional de Santiago Sul e Maio, por exemplo dão conta que em 2017 foram registadas 184 denúncias de VBG, sendo 101 casos de violência física, 62 de violência psicológica e 21 casos de violência patrimonial. O encontro Nacional de sensibilização e informação de Homens na promoção da igualdade de Género e combate à VBG decorre até manhã na assembleia Nacional.

Texto: Grace Cabral

 

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub