logotipo tiver futuro

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 Formação cadastro social

O Ministério da Família e Inclusão Social realiza nos dias 13,14 e 16 de Agosto, uma acção de capacitação de Formadores com o propósito de transmitir uma maior qualidade nas informações nos processos de utilização do Cadastro Social e criar nas câmaras Municipais competências para o desenvolvimento sistemático às equipas de terreno.

Desde o mês de Março o Ministério da Família e Inclusão Social com o apoio do Banco Mundial e da assistência técnica de especialistas nacionais e internacionais está a trabalhar na análise de validação dos instrumentos de gestão do Cadastro Social.

Nomeadamente no Diploma Regulamentar na análise dos indicadores Socias dos levantamentos efectuados em 2017, na atualização e adequação da ficha de inquérito e na construção de metodologia de focalização que irá classificar as famílias inscritas no Cadastro Social Único e identificar as que são elegíveis para serem beneficiários dos programas socias.

Durante a formação os formandos apontaram algumas dificuldades encontradas no terreno entre elas o fato da população entender que com o inquérito seriam beneficiados com moradias.

Estão presentes na formação, técnicas do MFIS, Consultores e Coordenadores locais do Cadastro social Único dos Municípios da Praia, S. Vicente, Santa Cruz, Sal, Ribeira Grande de Santiago, São Nicolau e Boavista.

A recolha de informações dos Agregados Familiares é responsabilidade das câmaras Municipais, sendo que, nos dois primeiros anos de execução, o Governo, pretende auxiliar os municípios no reforço das capacidades dos recursos humanos e na aquisição de equipamentos e meios logísticos para os processos de recolha.

 

Texto: Edeleisa Ribeiro

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub