logotipo tiver futuro

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 Abraao Vicente

O Ministro da Cultura e Industria Criativas, Abraão Vicente, confere posse a Comissão Nacional de Onomástica que tem como objetivo fazer recomendações e propor medidas de criação e salvaguarda desse património, recomendar medidas e fornecer subsídios necessários à normalização da escrita dos nomes constantes da onomática nacional.

A representante da comissão Nacional da onomástica, Adeloide Monteiro destacou que numa primeira fase irão elaborar uma lista de nomes próprios e regulamentar para admissibilidade dos nomes próprios para que um cidadão venha a ter orgulho do seu nome e não vergonha.

Abrão Vicente salienta que a criação da comissão nacional de Onomástica responde a uma necessidade de definir os critérios que devem nortear a atribuição dos nomes próprios. Cabo Verde conforme avançou Abraão Vicente deu mais um passo importante.

Vicente disse ainda que a Comissão Nacional de Onomástica tem a função de verificar a composição do princípio da concordância do sexo e o primeiro nome, negação de nomes que impliquem referências pejorativa são alguns dos aspectos a ser considerados perla comissão resguardando sempre os pressupostos como a nacionalidade e origem dos pais do registando.

A comissão Nacional de Onomástica foi criada através da Resolução nº 20/2015 de 19 de Março enquanto órgão consultivo do Governo para a defesa, valorização e promoção do património antroponímico nacional e é formada por linguistas, antropólogos, historiadores, sociólogos, conservadores do registo civil, ou outros cidadãos de reconhecida competência na matéria.

 

 

 

Redação

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub