logotipo tiver futuro

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 Sem Título 1

Durante uma semana, enfermeiros da capital vão participar de um seminário de formação na área da saúde mental. Esta formação visa essencialmente dotar esses profissionais de saúde da melhoria da capacidade técnica científica e profissional, visto que estes são requisitos fundamentais para melhorar a capacidade de atendimento dos doentes mentais.

Os estudos epidemiológicos têm demonstrado que as perturbações psiquiátricas e os problemas de saúde mental se tornaram a principal causa de incapacidade e uma das principais causas de mortalidade, nas sociedades atuais.

Um problema que tem repercussão no papel do enfermeiro, tendo em conta que é um elemento importante nas práticas de cuidados em saúde. Isto tudo se traduz nos motivos preponderantes na realização deste seminário.

Em relação as perturbações mentais em Cabo Verde, o aumento é visível por diversos factores que muita das vezes extrapola a saúde, segundo diz o Coordenador da Saúde mental em Cabo Verde, Aristides da Luz.

Para o representante da OMS em Cabo Verde, Mariano Salazar esta formação é muito relevante visto que destina-se a uma classe que lida constantemente com os doentes mentais, nesse caso os enfermeiros, que segundo diz carecem de investimento deste tipo há mais tempo.

Conforme avançou Mariano Salazar estão a apoiar o país com o intuito de revisar o plano nacional de saúde mental anterior e preparar um novo plano e também apoiar o Ministério da saúde nesse tipo de capacitação.

Relativamente ao novo plano nacional de saúde mental que vai ser implementado com ajuda da OMS, Mariano Salazar Castellon sublinha que estão mais interessados em trabalhar este plano voltado para o suicídio, fazendo de Cabo Verde uma referência na região africana, bem como trabalhar de forma mais afincada o fenómeno suicídio, que consoante diz, é uma grave consequência dos distúrbios mentais.

Este Representante da OMS assegura deste forma que o suicídio é um problema que precisa ser atendido, porque até agora nota-se um vazio neste sentido, mais ressalta que pode ser solucionado, ou evitado tendo em conta os avanços que o país já conseguiu na matéria da saúde mental.

 

 

 

Redação

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub