logotipo tiver futuro

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 A Direcao Geral da Inclusao Social

O Ministério da Família e Inclusão Social, através da Direção Geral da Inclusão Social, em parceria com a ONU Mulheres em Cabo Verde, implementa o projeto: Ação de Formação de Cuidador/a de Infância e Dependentes, com o objetivo de reforçar a formação de cuidadores, contribuindo para a qualificação de profissionais para área das creches, centros e lares de idosos, ou na prestação de cuidados a domicílio.

A formação está enquadrada no plano nacional de cuidados, onde um dos pontos essenciais é a capacitação e formação de profissionais para a área de cuidados. De acordo com a Diretora Geral da Inclusão Social, Mónica Furtado, este é o lançamento da 1ª formação de cuidador de pessoas em situação de dependência.

Nesta formação, a Diretora apontou que os formandos vão aprender e ganhar uma vasta experiência na área de cuidados. A mesma destacou que esta profissão exige uma competência técnica e um perfil adequado.

Já a Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, afirmou que esta formação é muito importante e nela constam 3 vertentes: diferenciar esta profissão de outras, garantir e preparar o recurso humano para que as crianças, adolescentes, idosos e deficientes possam ter uma atenção adequada e também esta formação é importante na acção e promoção da igualdade do género, acrescenta.

A formação de cuidador de infância vai ser de 3 meses, enquanto a formação de pessoas dependentes terá uma duração de 4 meses.

A formação pretende beneficiar 90 formandos, no qual a maioria são mulheres, nas ilhas de Santiago, São Vicente e Sal.

 

 

 

 

Redação

 

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub