logotipo tiver futuro

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 Vista cidade da praia

A cidade da Praia foi escolhida para acolher o XIII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa, sob o lema “O Farmacêutico nos sistemas de saúde”, que reúne cerca de duas centenas de profissionais de farmácia de Cabo Verde, Moçambique, Angola, Portugal, entre outros países da CPLP, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

A saúde e o bem-estar da população é um dos principais objetivos deste congresso, uma iniciativa da Associação dos Farmacêuticos dos países da CPLP. De acordo com a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde, Maria da Luz Leite, a realização do congresso acontece num momento especial para o país, acrescentando que será um marco para a valorização desta profissão no país.

É de realçar que Cabo Verde está no grupo dos países africanos com melhor sistema de saúde. Já o ministro da saúde, Arlindo do Rosário, afirmou que a construção do sistema de saúde em Cabo Verde tem sido feita com muita resiliência, empenho e dedicação de todos. O mesmo destacou que recentemente foram dados passos importantes no campo da carreira médica e enfermagem no país.

O próximo passo será trabalhar na criação de carreiras de técnicos de saúde incluindo os farmacêuticos, acrescenta.

Entre os temas que serão abordados, destacam-se “Indicação Farmacêutica – Uma oportunidade de diferenciação profissional”, “Integração do Laboratório Clínico nos cuidados de Saúde” e “Desafios na Intercolaboração Médico-Farmacêutico”. A cerimónia de abertura foi presidida pelo Presidente da República que afirmou que o grande objectivo do sistemas de saúde é proporcionar as pessoas nas diferentes fases das suas vidas, os meios que lhes permitam viver melhor, prevenir as doenças, curá-las ou tratá-las quando aparecem.

Os farmacêuticos dos países da CPLP reunir-se-ão ainda na mesma ocasião na sua 18ª assembleia geral, num congresso que vai de 3 a 5 de outubro.

 

 

 

 

Redação

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub