logotipo tiver futuro

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

gilberto silva

O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva anunciou ontem que o Governo vai assinar com a Hungria um acordo de 35 milhões de Euros para financiar projetos de dessalinização de água e reutilização das águas residuais para a agricultura.

Esta afirmação foi feita durante a apresentação do Estudo das Cadeias de Valor da banana, papaia, batata, mandioca e leite e seus derivados, que contou com a assistência técnica da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI).

Segundo Gilberto Silva, a ideia de reutilização de águas residuais foi inspirada em países que também têm escassez de água e que têm estado a desenvolver na agricultura, como é o caso de Israel, onde cerca de 90% das águas residuais são tratadas e reutilizadas na agricultura.

O projecto, segundo explicou o ministro, abrange uma produção muito maior do ponto de vista da água, desde a dessalinização ou tratamento, a sua bombagem para os grandes reservatórios, a sua distribuição para pequenos reservatórios e redistribuição até os cabeçais de rega e ainda apoiar os agricultores no estabelecimento de parcelas agrícolas para que de facto possam produzir.

O ministro destacou a importância de fomentar o surgimento e bom funcionamento das cooperativas agrícolas para melhorar a escala e organizar melhor toda a produção. Isto porque lembrou, trata-se de cadeias de valor, de cadeias de segmentes diferentes que contribuem para “a maior produtividade, o melhor consumo, maior qualidade dos produtos agrícolas e ainda maior contribuição da agricultura não só na segurança alimentar, mas também na economia do país”.

 

Fonte: Sapo.cv

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub