Jose freitas de brito

O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, reeleito no passado dia quatro de Setembro, apontou como prioridades para o novo mandato a aposta na diminuição dos problemas sociais pela qual o município enfrenta, como o caso da habitação social. Conforme José Freitas de Brito, durante este novo mandado irá dar atenção especial à reconstrução dos tectos das casas, no âmbito do programa “amdjoram nha casa”.

O programa criado pela Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau, denominado “amdjoram nha casa”, surgiu a partir das dificuldades que os munícipes enfrentam, e que a autarquia pretende minimizar, juntamente com parcerias com o governo e relações exteriores. Conforme José Feitas de Brito, com uma descriminação positiva por parte do governo, será possível driblar essas dificuldades.

“ Neste momento o nosso município tem vários problemas sociais e elegemos uma variação de habitação social para esse mandato, onde vamos dar atenção aos tectos das casas do município e no âmbito do programa que denominamos “amjoram nha casa”. É um programa onde vamos ajudar as pessoas com os seus tectos e concertar sempre as paredes das sacas”. Afirma Freitas.

São Nicolau é uma ilha que apresenta algumas potencialidades turísticas, com as suas montanhas, vales e praias, tanto é que possui duas das sete maravilhas de Cabo Verde. Neste sentido Freitas de Brito afirma que a aposta do seu município é desenvolver o turismo rural, e fazer a sinalização das chamadas zonas turísticas de modo a facilitar o acesso sobretudo aos visitantes

“ Sobre o turismo, nós estamos a desenvolver o turismo rural. Nesse momento, S.Nicolau e o nosso município possuem duas das sete maravilhas de Cabo Verde. Estamos a trabalhar nessas maravilhas. Temos o Monte Gordo que tem uma gestão paralela através do Ministério da Agricultura e temos o Carbirinhe que neste momento estamos a fazer algumas obras para garantir a segurança das pessoas em termos de acesso e estamos a trabalhar nas placas de sinalização dessas zonas para que possamos ter mais informação quando as pessoas procuram o nosso município”, acrescenta.

Quanto à camada jovem, para além do desporto que a autarquia pretende negociar com a tutela a construção de um polidesportivo, o edil garante que serão igualmente criadas formas de apoios a sectores como educação. Neste particular destacam-se as parcerias com universidades para a continuidade de formação dos jovens.

Formação profissional é outra área a merecer atenção da autarquia que está a pensar na preparação dos jovens para o mercado do trabalho.

Neste momento está-se em fase de identificação de novos parceiros para esse projeto.

 

Texto: Neidilídia Andrade

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub