simeira

A cidade da Praia acolheu hoje a IV Cimeira Cabo Verde – Portugal com o tema Crescimento Sustentável em Segurança. Uma cimeira realizada em espírito de amizade e cooperação, com o objetivo a assinatura de alguns acordos entre os dois países da CPLP.

A IV Cimeira Cabo Verde – Portugal foi realizada, hoje, na cidade da Praia, com o objetivo de avaliar o estado das relações entre os dois países e propor medidas para a sua dinamização e diversificação, no que toca a cooperação entre Cabo Verde e Portugal. De acordo com o Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, “foram aprovados instrumentos muito importantes como o Programa Estratégico de Cooperação”.

As relações entre os dois países são históricas e têm sido excelentes, marcadas por uma cooperação intensa, abarcando áreas importantes. O Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, descreveu “Esta relação como única e como sendo fundada na afectividade e concretização dos objetivos comuns”, descreve o Primeiro-ministro de Portugal, António Costa. Ainda afirmou que neste corrente ano, “Cabo Verde vai receber a visita do Presidente da República de Portugal”.

Costa realçou que a relação entre os dois países está a estreitar-se em dois pilares importantes, sendo um na área da capacitação e o outro que está relacionado com a língua e a educação.

Esta cimeira foi a quarta desde a assinatura do Tratado de Amizade e Cooperação em 2010, e contou com a participação de alguns ministros de Cabo Verde e de Portugal que colaboraram para a assinatura de 14 instrumentos bilaterais.

 

Texto: Eduardo Afonso

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub