bebidas alcoolicas

O Sociólogo Henrique Varela apela a uma mudança de atitude sobre a problemática do alcoolismo no seio dos jovens. O debate enquadrado na Semana da Juventude, realizado pela Câmara Municipal da Praia, contou ainda com a presença do líder da Juventude Nazarena Idrissa Gomes.

O alcoolismo no seio da juventude é actualmente um sério problema de saúde pública em Cabo Verde com uma taxa de prevalência de 63,5 por cento. No País há cada vez mais adolescentes com menos de 15 anos a entrar pelas veredas do consumo desta droga lícita que é uma das principais causas da morte no arquipélago. Ciente da alarmante situação, a Câmara Municipal da Praia organizou um debate aberto com os jovens, num evento enquadrado no programa da Semana da Juventude. Na conversa, o Sociólogo, Henrique Varela, apela a uma mudança de atitude sobe a problemática do alcoolismo.

Mais uma situação alarmante tem que ver com os festivais musicais e eventos financiados pelo governo e entidades nacionais que acabam por promover o álcool. A preocupação é que o público presente, nestes festivais, é, na sua maioria, constituída por adolescentes e jovens. Questionado sobre esta dura realidade, Henrique Varela responde que é algo grave porque é um incentivo de consumo de algo que não é positivo.

O Sociólogo acrescenta ainda que o consumo do álcool, como forma de comemorar, é uma atitude errada, contanto que é preciso uma mudança de comportamento. Henrique Varela realça que a educação e formação são a chave para essa mudança e primeira escola começa em casa com a família.

A Câmara Municipal da Praia tinha ainda como convidado especial, o líder da Juventude Nazarena, Idrissa Gomes. O Pastor deu também o seu contributo mostrando o empenho e desafio da igreja no combate ao alcoolismo, acreditando que Deus tem o poder de libertar os jovens desta perdição.

O Debate aconteceu ao largo da Praia de Quebra Canela, onde se decorre a semana de juventude, evento promovido pela Câmara Municipal da Praia.

 

Texto: João Paulo Gonçalves

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub