A Sementeira

A Chuva já começou em alguns pontos do país entretanto aqui na ilha de Santiago ainda não chegou com grande força. Os agricultores porém já começaram a sementeira, confiantes nas chuvas que tendem a cair entre Agosto e Outubro.

Entre Agosto e Outubro são esperadas as chuvas que marcam um novo ciclo em Cabo Verde, a época das águas.

Embora em alguns pontos do arquipélago, já tenham caído as primeiras chuvas, aqui em Santiago há regiões onde ainda não choveu. Em Ribeirão Cal, no interior de São Domingos, em Santiago, os agricultores estão sob grande expectativa.

Nessa localidade é visível a terra árida e a vegetação seca, facto que em nada altera a vontade das gentes, que acreditam que ainda vão a tempo.

No mês de Junho começaram as sementeiras, depois da preparação do terreno e da selecção das sementes. O milho e diferentes tipos de feijões são os que essencialmente dominam a agricultura de sequeiro.

Sem grandes apoios no processo de cultivo é o “ djunta mo” que faz a diferença.  

O nível de pluviosidade em Cabo Verde é baixo, por este estar localizado na zona sub-saheliana, o que contribui para o seu clima semiárido. Entre Agosto e Setembro são esperadas as chuvas que podem propiciar um bom ano agrícola.

 

Texto Aníria Teixeira

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub