nutricionista

Alusivo ao dia 31 de agosto, no qual se comemora o dia do Nutricionista, a Associação Cabo-verdiana de Nutricionistas (ACNUT), celebrou o dia com a assinatura de um protocolo de Parceria com a Cruz Vermelha de Cabo verde.

A área da nutrição está na base do crescimento, desenvolvimento e prevenção de várias doenças que vêm estremecendo a sociedade cabo-verdiana. É neste sentido que a associação ACNUT e a Cruz Vermelha querem estreitar os laços e promover mais saúde aos cabo-verdianos.

“ A cruz vermelha tem como público-alvo crianças, idosos, mulheres chefes de famílias; doentes crónicos, principalmente o diabético; recrutas pacientes co HIV, esse são também o nosso publico alvo. Como o nosso objetivo é ajudar na melhoria do hábito alimentar da populaça e na prevenção das doenças, com essa parceria conseguimos atingir o nosso objetivo”, Afirma Lissy Silva, Presidente da associação dos Nutricionistas.

Conforme a Presidente da Associação, ainda os cabo-verdianos têm hábitos estruturalmente dependente de produtos estrangeiro que normalmente são abastecidos com muita gordura, açúcar e grande teor de sódio.

“Infelizmente ainda têm muito que mudar o nosso hábito alimentar, principalmente hoje em dia com essa falta de tempo, optamos por alimentos mais práticos e normalmente são rico em gordura, rico em açúcar e rico em sódio e pobres em nutriente” acrescenta.

Já o Nutricionista Celso Sanches, afirma que são cada vez mais os casos de doenças crónicas que surgem, devido à má nutrição que os caboverdianos adquirem a cada dia.

“Cada dia mais tem tido mais problemas de doenças crónicas, diabetes, hipertensão e obesidade, é mais uma valia dar mais ênfase a nossa profissão, que é uma área onde cuida promove saúde e bem estar e prevenir essas doenças que tem abalado a nossa sociedade”, diz.

O Dia do Nutricionista é celebrado, anualmente em 31 de agosto. Esta data visa homenagear o profissional responsável por planear programas de alimentação para as pessoas, além de preparar dietas específicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida e saúde dos seus pacientes.

 

Texto: Neidilídia Andrade

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub