alfabetizacao

No âmbito da comemoração do dia internacional da alfabetização que se celebra no dia 8 de Setembro o centro cultural do Brasil entrega os certificados para os alunos participantes. O lema, escolhido para este ano, é ler o passado, escreve o futuro.

Segundo Paulo Quantcham, coordenador do projecto, são 86 alunos e entre eles 37 foram seleccionados para o exame em que são 9 da 1ª faze e 17 da 2ª faze.

As classes foram distribuídas pra alguns lugares da ilha, que são, quatro no centro cultural, um em Santa Catarina, uma em Santa Cruz e esses estudantes, na sua maioria de nacionalidade guineense.

O embaixador do Brasil elogiou o projecto, dizendo que o “centro cultural do Brasil em Cabo Verde está a fazer um trabalho humanitário muito forte”. Para ele, o centro está a sair além dos muros nas comunidades mais carenciadas.

Issuficandi, um aluno da quarta faze disse que engajou neste projecto porque é muito importante e no seu país ele não foi alfabetizado e já sabe ler e escrever e falar com as pessoas.

Todos os alunos que estão na alfabetização são profissionais, na sua maioria, pedreiro, carpinteiro, pintor e segurança nocturno, e entre os vários homens há apenas duas mulheres.

 

Texto: Irina Rodrigues

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub