AGOA

Com a assinatura da cooperação entre Trade Hub e a Cabo Verde Trade Invest pretende-se disponibilizar um serviço de acolhimento, às empresas Cabo-verdianas, de moda a que estas aumentem a sua competitividade no comércio regional e as exportações globais de valor acrescentado para Estados Unidos no âmbito do African Growth and Opportunity Act (AGOA).

Donald Heflin, embaixador dos Estados Unidos em Cabo Verde, diz que a finalidade de AGOA é apoiar a economia dos países africanos para possibilitar o processo da entrada no mercado americano. Diz ainda que para isso os países têm de cumprir alguns critérios, tais como a liberdade económica.

Segundo Ana Lima Barber, presidente da Cabo Verde Trade Invest, a AGOA é uma oportunidade aberta para os portadores de países africanos entrarem com os seus produtos de origens em condições preferencial no mercado americano.

A presidente da Cabo Verde Trade Invest acrescentou ainda que a assinatura é apenas o primeiro passo. O próximo será o de estabelecimento de um plano de implementação operacionalização para a preparação de plano nacional de estratégias específicas para AGOA.

Cabo Verde Traide Invest trabalha na capacitação das empresas portadores de bens e serviços e valor de origem nacional, virada para o mercado americano e nacional bem como a câmara de comércio, alfândegas, instituto de qualidade e Casa do Cidadão.

 

Texto: Irina Rodrigues

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub