saude mental

Para assinalar o dia mundial da saúde mental, a associação de promoção da saúde mental A Ponte realizou XVI fórum, este ano sob o lema ‘’ Dignidade em saúde mental: primeiros socorros psicológicos e de saúde mental para todos’’.

O presidente da Associação ‘’A Ponte’’, Daniel Ferreira explicou o dia mundial de saúde mental, é para reflectir sobre diversas questões, principalmente dos primeiros socorros em matéria de saúde mental, e ao mesmo tempo, momento de celebração da própria saúde mental.

 “Estaremos a reflectir, a pensar e a discutir sobre esta importante questão de saúde mental que são os primeiros socorros psicológicos para todos. Muitas vezes nós enfatizamos bem os primeiros socorros físicos e esquecemos do psicológico”, disse.

A Ponte, sendo uma associação de promoção da saúde mental, tem tido ‘’actividades ao longo do ano e em todos os anos’’.

O ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo Rosário defendeu, durante o fórum, uma abordagem holista da saúde mental que abrange não só o tratamento das pessoas, mas também a prevenção da doença e respostas aos problemas relacionados com a estigmatização. Falou ainda que é preciso levar ‘’a saúde mental a todas as ilhas’’.

O fórum, que permite fazer uma reflexão sobre os primeiros cuidados psicológicos e saúde mental, contou com a presença de médicos, especialistas, representantes da sociedade civil, investigadores e estudantes.

O Dia Mundial de Saúde Mental foi criado em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental e visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos.

 

Texto: Simónica Sanches

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub