DESEMPREGO

Jovens da zona de Ponta Txitxarro, em Achadinha, Cidade da Praia, reclamam que não há empregos e segundo dizem a culpa é do governo que não cumpre as promessas feitas. Alguns já terminaram o 12.º ano, mas sem condições de continuar os estudos.

Ponta Txitxaro é uma comunidade que carece de muitos apoios e dificilmente é lembrado, dizem os jovens locais.

Diamante Vaz, é um daqueles que já terminou o ensino secundário, há 2 anos e meio mas não recebeu o certificado porque não pagou propinas. Vandame Barros, por seu lado, terminou os estudos secundários há 3 anos e a saída encontrada foi a de investir nos seus próprios negócios, para poder ganhar algo.

Já um outro jovem que não teve condições nem para terminar o 12.º contou que "o bairro de Ponta Txitxaro é bastante esquecido pelas autoridades", por isso, ele optou por ter o seu próprio sustento, fazendo arte de palete, mas mesmo assim, "não é suficiente".

Ponta Txitxaro é visto como um bairro de muita violência, mas há quem diga o contrário. "Ponta Txitxaro tem jovens inteligentes que pintam, cantam, bons informáticos, jovens bom de bola e entre outras coisas boas", assevera Diamante Vaz.

 

 

Texto: Simónica Sanches

 

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub