formason 2

O presidente da Associação Cabo-verdiana de Ciências da Comunicação, MEDIACOM, Silvino Évora afirmou hoje, durante o congresso que decorre ate o dia vinte e um na Unicv, que esse encontro de investigadores dos vários países, trará impactos positivos para cabo Vede, já que os investigadores nacionais terão a possibilidade de fazer contactos com investigadores do estrangeiro, no sentido de fazerem parcerias de programas conjuntas.

Com a chegada de investigadores estrangeiros para o congresso, a expectativa é que estes formem parcerias com os investigadores locais. Esta é uma espectativa que o presidente da MEDIACOM, deixou transparecer durante a entrevista. Neste sentido o que se pretende, é que Cabo Verde tenha mais pressão a nível da investigação científica e possa vir a participar com mais frequência em congressos internacionais.

“ o impacto começa sobretudo com a chegada de investigadores estrangeiros que vão fazer parcerias com investigadores locais e acabam por promoverem programas conjuntas. Já temos contactos de pessoas do Brasil que estão a mostrar interesse que façamos grupos de investigação conjunta, parcerias entre Cabo Verde e Brasil no sentido de Cabo Verde ter mais pressão a nível da investigação científica”, afirma Silvino Évora.

A partir desse congresso, a proposta, conforme o presidente, é colocar sobre a mesa possibilidades de haver uma parceria de criação de programas conjuntas e a participação de Cabo Verde em outros moldes de congressos.

“ A proposta de cooperação é por sobre a mesa, todas as possibilidades existentes e nós darmos aos investigadores interessados em investigação em Cabo Verde, possibilidades de terem contactos com os estrangeiros e expandirem para fora”, acrescenta.

Durante o congresso, que tem a durabilidade de três dias, serão debatidos vários temas de ente as quais, a Sociedade da Informação, Redes Culturais e Cibercultura; Indústrias da Comunicação e Regulação Mediática; Política Científica e Política de Língua – o espaço lusófono como espaço de conhecimento, entre outros.

 

Texto: Neidilídia Andrade

 

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub