japao yazigitravel

Os Governos de Cabo Verde e do Japão, assinaram hoje um acordo por troca de notas, visando a concessão de uma assistência alimentar no valor de aproximadamente, 180 milhões de escudos cabo-verdianos, para o não fiscal japonês de 2016.

O acordo para a formalização da concessão da assistência alimentar referente à cooperação financeira não reembolsável, foi assinado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e comunidades, Luiz Filipe e pelo embaixador do Japão em Cabo Verde, Takashi Kitahara. Segundo o Ministro cabo-verdiano, o Japão tem sido um grande aliado de Cabo Verde na mitigação da insegurança alimentar no país.

“O Japão tem sido deste os primeiros tempos da independência, de Cabo Verde um dos principais parceiros do nosso país, tendo contribuído grandemente e de modo muito visível para o desenvolvimento deste arquipélago. Gostaria de enfatizar que a assistência alimentar tem sido muito importante para mitigar a insegurança alimentar, que constitui uma das grandes vulnerabilidades do nosso país”, afirma.

Cabo Verde e Japão, mantem laços históricos de cooperação e parcerias desde a independência do país, laços esses que vem sendo que vem sendo fortalecidos em deferente domínios. Conforme o embaixador Takashi Kitahara, esta é uma forma de reforçar a cooperação entre esses dois países.

 “ Esta ajuda não reembolsável de um subsídio de aproximadamente 180 milhões de escudos, atesta o compromisso do Governo do Japão de apoiar os esforços do Governo de Cabo Verde para assegurar a segurança alimentar de todo o território, e assim contribuir para o reforço das bases do desenvolvimento económico e social do país”

Para além da assistência alimentar, o governo japonês tem concedido outras ajudas não reembolsáveis para os sectores de agricultura, pescas, telecomunicações, desporto, saúde, transportes e infra-estruturas, que visam sobretudo o combate à exclusão social e a redução da pobreza em Cabo Verde.

 

Texto: Neidilídia Andrade

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub