getimage

A comissão nacional de eleições promoveu nesta quinta-feira, na capital do país, uma conferência no âmbito das comemorações do seu 22.º aniversário, entretanto, assinalado no próximo dia 30 de Dezembro. Foi em 1994 que se instituiu a CNE, instituição com poder para organizar e administrar todo o processo eleitoral em Cabo Verde.

A conferência foi um momento de troca de experiência sobre a administração eleitoral e eleições, propondo uma análise crítica da opção legislativa de Cabo Verde por uma administração eleitoral independente e descentralização.

É notável o papel da CNE na construção do Estado de direito democrático, e os ganhos são inquestionáveis, explica a presidente da comissão.

Face aos desafios da consolidação da CNE enquanto órgão máximo da administração eleitoral, a instituição quer apostar no vigor, na credibilidade e ser uma instituição respeitada.

A conferência desta quinta-feira foi aberta pelo presidente da Assembleia Nacional que na oportunidade sublinhou que falar do percurso da CNE é ao mesmo tempo falar da história da democracia em Cabo Verde.

Instituições da administração eleitoral da vizinha CPLP tomaram parte nesta conferência da Praia.

 

Texto: Irina Rodrigues

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub