Eunice Mascarenhas

O Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva presidiu ontem à apresentação do estudo sobre o perfil das mulheres empresárias de Santiago. A cerimónia está enquadrada nas actividades comemorativas do dia internacional da Mulher.

Em comemoração ao dia Internacional da Mulher, a AMES apresentou, ontem, na Cidade da Praia, um estudo sobre o perfil das Mulheres Empresárias de Santiago. Trata-se de uma iniciativa da Associação das Mulheres Empresárias de Santiago (AMES), em parceria com a ONU Mulheres e o Instituto Cabo-verdiana para a Igualdade e Equidade do Género (ICIEG).

O objetivo desse estudo é fazer um levantamento sobre o perfil das mulheres empresárias da ilha de Santiago, bem como caracterizar os seus negócios e as dificuldades enfrentadas, no âmbito das atividades que desenvolvem. A cerimónia de apresentação contou com a presença do Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva que não poupou as mensagens para as mulheres cabo-verdianas. Tendo em conta o desafio das mulheres empreendedoras do Arquipélago, o Primeiro-ministro afirma implementar, para breve, projectos capazes de motivar ainda mais às mulheres que pretender criar uma empresa: Conforme avança a presidente da AMES os dados revelam que as mulheres detêm cerca de 44% do mercado, no tecido empresarial de Santiago, sendo que 31% das empresas têm como proprietários exclusivamente mulheres.

Eunice Mascarenhas diz ainda que 77% das mulheres estão no setor do comércio. O estudo revela ainda que a faixa etária das mulheres é entre 34 e os 54 anos e que a maioria das mulheres começou o seu negócio com fundos próprios.

 

Texto: João Paulo Gonçalves

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub