CULTURA FESTIVAL

A ilha do Sal acolhe de 12 a 16 de Outubro, a 7ª edição do Cabo Verde International Film Festival com uma selecção de 20 filmes. O objectivo é, além de reunir três áreas como a Arte, Cinema e a Indústria Cinematográfica, também apresentar um conjunto de ideias e filmes dos realizadores nacionais e internacionais.

Para esta edição, o “Cabo Verde International Film Festival”, pretende trazer um novo elemento de júri, da Tanzânia, para analisar como Cabo Verde vai ser incluído na indústria cinematográfica. Para além desta novidade, este ano, pela primeira vez, a taxa de inscrição passou a ser paga, com a finalidade de garantir a sustentabilidade do evento.

 A qualidade da parte técnica, particularmente a imagem, o som e a história são alguns dos critérios de selecção utilizados para escolha de um filme. Sendo assim, 20 dos 26 filmes inscritos vão fazer parte desta edição. Estes, oficialmente selecionados, irão competir para os prémios nas suas respectivas categorias e para o Prémio Parda, que vai para o melhor filme do festival.

O Prémio Parda bem como os prémios de Melhor Longa-Metragem, Melhor Longa-Metragem Documentário, Melhor Curta-Metragem, e Melhor Curta-Metragem Documentário, são votados pelos membros do júri. Os vencedores serão anunciados durante o encerramento oficial do festival.

Em cada edição, afirma Suely Neves, há uma experiência diferente e novos desafios a enfrentar. Nesse sentido, cada ano fazem uma análise, de modo a verificar o que de novo podem trazer para tornar o Cabo Verde International Film Festival, cada vez mais, estruturada e um evento de referência tanto a nível nacional como internacional.

O arquipélago vai estar representado pela curta-metragem “Buska Santu” da realizadora Samira Vera - Cruz. Até esta edição vários países já inscreveram para participar no Cabo Verde International Film Festival, nomeadamente Cabo Verde, E.U.A., Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, África do Sul, Quénia, França entre outros. Brasil, Portugal e E.U.A são os que sempre têm participado neste evento. O Festival foi lançado em 2010 na ilha do Sal com exibição de filmes e com workshops entre os Espargos e Santa Maria.

 

Texto: Dilma Cardoso

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub