logotipo tiver futuro

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 Os preços dos produtos importados diminuíram em 03 em Outubro de 2018

Os preços dos produtos importados diminuíram em 0,3%, em Outubro de 2018, valor inferior em 2,9 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior no entanto. A taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 0,5% em Outubro de 2018

No entanto, apesar da diminuição do valor das importações, a compra de produtos no estrangeiro é hoje 12,6% mais caro que no mês de Outubro 2017. A variação mensal, é segundo o INE no comunicado publicado nesta quarta feira quarta foi "inferior em 2,9 pontos percentuais (p.p)" face ao mês de Setembro.

Já no que respeita às exportações, a variação em termos homólogos mostra que em "Outubro de 2018, a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações situou-se em 4,8%". Já em termos de variação mensal, as exportações tiveram, segundo o INE, uma variação negativa de 1,1% relativamente ao passado mês de Setembro.

Por outro lado, o índice volátil na importação aumentou 2,1% face ao mês anterior. As variações negativas mais significativas e que contribuíram para a descida dos preços ocorreram nos seguintes grupos: Bens de Consumo (-0,5%), explicada essencialmente pela diminuição dos preços de “outros bens de consumo não duradouros” (-20,1%) e Bens de capital” (-6,5%), devendo fundamentalmente pela descida de preços de “máquinas” (-7,0%).

Em Termos homólogos: o índice de preço da importação aumentou 12,6%, relativamente ao mês de Outubro de 2017. Os índices, subjacente e voláteis na importação, verificaram em Outubro de 2018, acréscimos de 13,8% e de 9,6%, respectivamente, face ao mês de Outubro de 2017.

 

 

 

Texto: Grace Cabral

Fonte: INE.CV

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub