Num mundo cada vez mais globalizado, a supervisão do sistema financeiro tornou-se cada vez mais complexa, não se confinando apenas a um único país, sendo cada vez mais relevantes os desafios da supervisão numa base consolidada. Daí ser de extrema pertinência esta partilha de experiências, conhecimentos, procedimentos, preocupações e desafios entre os bancos centrais participantes.
Suzy Brito, Directora do departamento de Supervisão do Banco de Cabo Verde diz que, o encontro tem como objectivo a partilha e debate das boas práticas a nível internacional, da regulação de todas as instituições financeiras.
Esta técnica acrescentou, ainda, que uma entidade sozinha não pode fazer todo o trabalho de fiscalização, daí a importância da articulação entre os diversos intervenientes do sistema financeiro.
Segundo esta responsável a nível nacional e internacional há um esforço das entidades de supervisão no sentido de uma reforma de toda a regulação do sistema financeiro.
O principal desafio do Banco de Cabo Verde é a estabilidade do sistema financeiro nacional, para isso uma das prioridades é contribuir para a reforma do sistema financeiro nacional e para a implementação do novo quadro legal.
Texto: Irina Rodrigues