logo natal

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiver

ICIEG 21

A presidente do Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Rosana Almeida, garantiu hoje durante uma conferência, que já é altura de trabalhar a masculinidade, visto que a VBG nos últimos tempos têm aumentado. 

O tema de destaque para esta conferência foi a violência baseada no género e os últimos casos registados no país, em que o ICIEG demostrou “preocupação” e “repúdio” no que se refere à perda de vidas resultantes de VBG.

“É com muito pesar e indignação que mais uma vez o instituto é confrontado com uma noticia de homicídio seguido de suicídio. Nós enquanto instituição pública que luta para igualdade e equidade de género repudiamos de forma veemente os homicídios ocorridos recentemente”, diz Rosana Almeida.

O ICIEG, clama por uma açao de todos, um “Djunta Mo”, no sentido de juntos trabalhar para prevenir e travar o aumento de casos do tipo.

Para Rosana Almeida, a masculinidade, baseada na força e na subjugação do outro, só tem trazido mágoas e sofrimento. Perante isto disse avançar brevemente por: “um manifesto pela paz e cultura da não-violência em que convocaremos as confissões religiosas, as ONG’s e a sociedade civil a conjuntamente traçarmos planos de trabalho com as famílias no sentido darmos um stop à VBG”.

Disse, ainda, que irão ser feitas campanhas televisivas e radiofónicas para sensibilizar, informar e consciencializar a sociedade, em geral, sobre a gravidade desta problemática. No entanto Rosana faz um apelo a sociedade.

Junto por esta causa esta também o presidente da associação de homens contra VBG, Laço Branco.

No dia 29 deste mês, o ICIEG, juntamente com Laço Branco, irá realizar uma manifestação pela paz e cultura da não-violência, com várias entidades e instituições. Mas será que estas iniciativas irão mesmo ajudar a diminuir a VBG? E de quem é a culpa? E as autoridades, a família, a sociedade, o que andam a fazer por uma sociedade de paz? Questões para reflectir.

 

Texto: Simónica Sanches

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub