logo natal

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiver

vistos 19

O eurodeputado Charles Tannock declarou hoje, durante à visita de cortesia com o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, “otimista” quanto à perspetiva de liberalização de vistos para cabo-verdianos na União Europeia, no entanto, alertou a necessidade "de fazer o trabalho de casa" em matéria de segurança documental.

Depois da visita ao presidente da AN, Jorge Santos, Charles Tannock, que assume a vice-presidência do grupo parlamentar Amigos de CV e faz parte do grupo dos conservadores europeus, destacou a importância desta primeira visita oficial dos eurodeputados e prometeu trabalhar para influenciar a Comissão Europeia nesta matéria.

 "Temos de fazer um esforço político 'para abrir os olhos' à Comissão Europeia. É uma coisa justa e não representa qualquer ameaça de imigração em massa ou clandestina", disse.

Esse eurodeputado, de múltiplas funções, realçou que o que está em causa são vistos para negócios e turismo e não vistos de trabalho, inclusive acrescentou que não vai haver problema com CV desde; que o Governo cabo-verdiano faça o seu trabalho de casa para ter segurança.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, salientou o facto de CV estar já a trabalhar no lançamento dos passaportes biométricos e de estar a investir na segurança das suas fronteiras.

É de salientar que a cooperação parlamentar e a reforma do parlamento cabo-verdiano serão outros assuntos em destaque durante a visita dos deputados europeus.

Esse grupo que iniciou, hoje, a visita de quatro dias a Cabo Verde, tem, ainda, uma série de encontros com entidades oficiais, além de deslocações ao interior de Santiago e às ilhas de São Vicente e a Santo Antão.

 

Texto: Simónica Sanches

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub