Balanço da Missão do MNEC a Bruxelas1

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e Ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares, e o Vice-Primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, Didier Reynders, assinaram um Acordo Aéreo entre os dois países que irá, segundo o Governo cabo-verdiano reforçar as ligações aéreas e contribuir para o incremento do turismo a partir da Bélgica.

Para além desta assinatura abordaram, durante o encontro temas de ordem bilateral, regional e global, bem como a possibilidade de diversificação e incremento das relações comerciais entre os dois países. A missão cabo-verdiana também manteve encontros de trabalho com altas individualidades europeias, onde discorreram sobre temas tanto da agenda bilateral, como multilateral, bem como os progressos alcançados no quadro da implementação da Parceria Especial UE/CV e perspetivas para o reforço da cooperação em domínios considerados chaves para o desenvolvimento de Cabo Verde. O futuro das relações ACP/UE, a implementação da Agenda 2030 e a 5ª Cimeira UA/UE foram igualmente analisados.

A visita do chefe da diplomacia cabo-verdiana ao Reino da Bélgica e à União Europeia, que decorreu de 23 a 27 de outubro, visou reforçar as acções que vem sendo desenvolvidas pelo Governo de Cabo Verde em prol do reforço da cooperação com a União Europeia e seus Estados-Membros e o relançamento de perspectivas de cooperação em domínios chaves como a liberalização dos vistos, a segurança, a economia marítima e o turismo.

Ainda serviu para reforçar o apelo de Cabo Verde à União Europeia e seus Estados-Membros para participarem nos esforços de mitigação dos efeitos do mau ano agrícola que Cabo Verde ora atravessa.

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub