logo natal

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiver

FORUM

A Uni-CV realiza fórum internacional em Género no âmbito dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável no horizonte 2030: Diálogo Sul-Sul. Este é mais um evento que o Centro de Investigação e formação em Género e Família vem promovendo desde o início do ano para comemorar o 11º aniversário da UniCV.

Para a reitora da Universidade pública, Judite Nascimento, este evento tem uma importância simbólica, já que enriquece a extensão Universitária. Para a Ministra da Educação e Inclusão Social, Maritza Rosabal, que fez a abertura do evento, o objetivo é atingível, mas é preciso, ainda, muitas valências importantes, tais como a promoção da lei de paridade, “outra medida a ser tomado é a erradicação da violência de género”.

Este, segundo a governante, apesar de todos os esforços feitos continua a ser um problema na sociedade cabo-verdiana, mas nesse sentido é preciso reforçar os serviços de atendimentos às vítimas e melhorar o tratamento dos processos judiciais. Também, tem uma outra questão que é o empoderamento económico da mulher que, segundo a ministra, tem de sair da teoria para passar à prática.

Este Fórum que contou com a parceria do ICIEG e o apoio técnico e financeiro da UNICEF enquadra-se na comemoração do 11º aniversário da Uni-cv e 9º do CIGEF e também no mês do activismo sobre a igualdade de género e da não-violência.

Texto: Sidney Cardoso

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub