logotipo tiver futuro

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

untc

A UNTC-CS quer que a diminuição da idade da reforma dos marítimos de 65 para 60 anos seja uma realidade. Nesse sentido, exorta ao governo a responsabilizar por esta questão assumida desde da 1994 em sede de concertação social, perante os parceiros, retomada em 1999, 2009 e recentemente na última reunião desse órgão que teve lugar no dia 7 de Dezembro último. Uma questão que deve ser resolvida tendo em conta as especificidades da profissão.

De acordo com a secretária geral da UNTC-CS Joaquina Almeida “ É necessário a diminuição da redução da idade de reforma dos marítimos, de 65 a 60 anos, tendo em conta as especificidades do da profissão nomeadamente, ambiente hostil em que trabalham, sujeitas a instalações, tempestades, vibrações, ondulações entre outros”.

A secretária geral realça a necessidade de uma maior fiscalização por parte da IGT e do próprio INPS aos armadores que efectuam descontos nos salários e não os enviam ao INPS, o que tem causado transtornos de diversas ordem aos marítimos e seus familiares.

“Os marítimos têm vindo a denunciar esses abusos, e neste quesito, a lei é muito clara. Havendo incumprimento por parte dos Armadores as instituições inspectivas podem sancionar nos termos da lei”, avança a secretária Geral.

Do encontro da UNTC-CS com o INPS, ficou o compromisso de até finais do semestre, apresentar o resultado de um estudo encomendado sobre os aspectos ligados à profissão dos marítimos, para que possam despois resolver esta questão definitivamente.

Texto: CS  

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub