logotipo tiver futuro

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 primeiro M

O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Dias Monteiro, já se encontra em Kigali, capital do Ruanda, onde vai participar na 10.ª sessão extraordinária da Assembleia da União Africana, em representação do Chefe de Estado para a assinatura de um Acordo que cria a Zona de Comércio Livre Continental.

Dado ao pouco progresso registado nas negociações comerciais multilaterais, a União Africana achou que se deveria colocar mais foco no aprofundamento da integração económica e que, a criação de uma Zona de Comércio Livre Continental africana seria a única instituição que poderia guiar a África nesse sentido.

A começar pelo facto da ZCLC africana ser uma plataforma com enormes oportunidades, e os africanos poderem, através dela, alcançar o que não tem estado a conseguir assegurar no sistema comercial multilateral. A ZCLC africana poderá dar a oportunidade de formular e reforçar as posições Pan-Africanas quando África negociar com o resto do mundo.

De acordo com o Presidente do Níger, Líder das questões relativas à Zona de Comercio Livre Continental, este acordo trará impactos económicos extremamente positivos sobre os povos do continente Africano.

Continua dizendo que, através dele, está-se a criar um mercado único que estimula a industrialização, a diversificação económica e o comércio. Será igualmente um instrumento que vai unir a África com vista a formular uma agenda comum para que o continente fale numa só voz e agir em conjunto, aproveitando assim os pontos fortes dos compromissos comerciais e diplomáticos com o resto do mundo.

O Ministro Cabo Verdiano, já se encontra na capital Ruandesa, onde vai participar na cerimónia de assinatura do acordo que cria a ZCLC, em representação do Chefe de Estado de Cabo Verde.

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub