logotipo tiver futuro

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 Sem Título 1

O seminário de dois dias reúne técnicos das diferentes intuições públicas, sector privado e sociedade civil para em conjunto analisarem o estado da implementação da Nova Agenda Urbana nos seus dois anos de aprovação bem como traçar uma visão conjunta de longo prazo, 2016-2036, período em que este instrumento internacional de gestão das cidades é vigente.

Estruturada com base nas 4 décadas de experiência da ONU Habitat em urbanização, a Nova Agenda Urbana propõe uma agenda focada e orientada para a acção com visitas a melhorar a gestão da urbanização e transformá-la em oportunidade de desenvolvimento económico para as cidades.

Este seminário servirá para tornar PEDS, instrumento internacional de gestão urbana, transversal ao plano estratégico de desenvolvimento sustentável sendo cada área de acção da Nova Agenda Urbana, um instrumento que pretende ser claro, específico e implementável que auxilia o Governo e as autoridades municipais e a sociedade civil na gestão do desenvolvimento urbano em Cabo Verde.

Este seminário é de carácter técnico e os participantes são quadros técnicos de diferentes ministérios, conforme avança a Coordenadora da ONU- Habitat, Janice Silva.

Cabo Verde é, segundo a presidente da ONU Habitat, o país mais urbanizado da Sub- região. Contudo as construções informais continuam a ser um dos principais desafios, quando o assunto é nova agenda urbana. Por isso, Janice Silva realça que a solução ou estratégia para fazer face a esta situação é continuar a planear.

A Habitat recomenda que o país veja a urbanização como uma oportunidade do desenvolvimento económico.

Cabo Verde é o primeiro país que após a provação da agenda urbana pede esta assistência técnica ao ONU Habitat para ter a sua política nacional de ordenamento de território que neste momento está em curso de implementação, tornando quase que piloto a nível global.

 

 

 

Redação

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub