logotipo tiver futuro

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 Dívidas dos estudantes e organismos financiadores à UNICV rondam os 150 milhões de escudos reitora

A reitora da Universidade de Cabo Verde anunciou ontem que vão traçar novas estratégias de cobrança, uma vez que as dívidas dos estudantes e das instituições que financiam bolsas de estudos rondam os 150 milhões de escudos.

De acordo com a reitora, a instituição tem estado a desenhar estratégias para ajudar no máximo a permanência dos estudantes no estabelecimento de ensino, mas segundo diz este ano lectivo vão delinear estratégias “menos flexíveis”, para que possam garantir a sustentabilidade da universidade.

Conforme explicou, a universidade tem um orçamento deficitário, mas a seu ver, a dívida da universidade para com o tesouro, na realidade é uma dívida do Estado para com a universidade.

Segundo a reitora, os cálculos feitos em 2016 apontam que cada estudante custa à universidade 21 mil escudos por mês, contudo, estes pagam apenas um valor de 9 mil escudos, e o restante valor, que considerou ser “elevado”, é suportado pela própria instituição.

Por sua vez, o secretário de Estado para Educação, Amadeu da Cruz, que presidiu à abertura da sessão solene, anunciou que estão a elaborar um contrato-programa, com uma vigência de 4 anos, que irá regular o relacionamento entre o Estado e a Universidade Pública.

O contrato, que irá ser celebrado entre o ministro das Finanças e a ministra da Educação, ajuntou, vai determinar se há défice, a causa desse défice e se se trata de um défice conjuntural ou estrutural.

 

 

 

Fonte: Inforpress

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub