logotipo tiver futuro

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 Conselho Concertação Social

Os funcionários do quadro comum da Administração Pública vão ter, em 2019, um aumento de 2,5%, enquanto para os pensionistas este aumento varia conforme a pensão anunciou o Governo.

Conforme precisou a secretária de Estado-Adjunta para a Modernização Administrativa, Edna Oliveira, “Para os pensionistas que auferem uma pensão até ao montante de 65.945 escudos têm um aumento de dois por cento e para os que têm uma pensão entre 65.945$00 até aos 100 mil, a actualização é de 1,5 por cento”.

A líder da maior central sindical, a UNTC-CS, Joaquina Almeida, não concorda com o Governo sobre esta actualização salarial, enquanto o presidente da Confederação Cabo-verdiana dos Sindicatos Livres (CCSL), José Manuel Vaz diz que “mais vale a língua inchada do que a boca vazia”.

Depois de uma maratona negocial, a secretária geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde -Central Sindical mostrou-se “desapontada” com os resultados do encontro, porque segundo ela, desde 2011, os trabalhadores cabo-verdianos têm vindo a “sofrer com a diminuição do seu poder de compra”.

Relativamente ao salário mínimo, José Manuel Vaz adiantou que o Governo e os parceiros sociais “reafirmaram o compromisso” de, até 2021, aumentá-lo de 13 para 15 mil escudos.

 

 

 

Fonte: Inforpress

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub