logotipo tiver futuro

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

banco de acesso á culturaGoverno anunciou no dia nacional da Cultura novo financiamento no valor Programa Bolsa de acesso à Cultura num montante de 20 mil contos, valor que vai garantir maior sustentabilidade aos benificiários, sublinha o Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.

O Projecto Bolsa de acesso à cultura consiste numa política activa de financiamento de actividades múltiplas que inclui desde aulas, oficinas ou aulas de iniciação artística, ligadas às indústrias criativas. Nesta quinta-feira, em comemoração ao dia Nacional da Cultura, foi apresentado o relatório do programa, Bolsa de Acesso à Cultura (BA Cultura), referente ao ano 2017/2018, o que segundo a Coordenadora do Programa, Indira Lima, foram beneficiadas 42 escolas e 1167 bolseiros a nível nacional das 9 ilhas e 16 municípios.

Conforme avança a Coordenadora- BA Cultura, Indira lima, o Artesanato corresponde a 10%; artes plásticas 7%; artes em pega 1%; construções de instrumentos 4%; dança 24%; música 37%; reciclagem 1% e teatro 16%. O projecto segundo diz contribui ainda para que oito escolas descem segmentos ao processo de registo oficial na conservatória.

O Programa, Bolsa de acesso à Cultura, ou BA Cultura, foi criada em 2016, e tem entre outros proporcionar a sustentabilidade das escolas de artes, promover a massificação cultural bem como a inclusão sociocultural, financiando as propinas dos alunos que são de famílias com baixo rendimento.

BA Cultura teve o seu início com o financiamento global de 11.150.000, sendo que no ano de 2018 teve um orçamento 100% financiado pelo tesouro no valor de 10.195.800 escudos, um valor que para ano 2019, vai ser duplicado, conforme anunciou o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.

O dia Nacional da cultura que se comemorou em todos os cantos do país, sob o lema “Cultura no Coração das ilhas”, teve também o seu primeiro momento no palácio do Governo, com a presentação da escola de dança, Escala maior, uma das benificiárias da bolsa de acesso à Cultura.

 

 

 

Redação

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub