logotipo tiver futuro

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

Open dayAs Nações Unidas (NU) consideram que as medidas implementadas pelo arquipélago a nível do género têm tido “progressos importantes” com reconhecimento mundial, mas alertam que as mesmas devem ser aceleradas para ultrapassar os desafios que ainda persistem.

O alerta foi dado pela coordenadora residente das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Graça, que falava aos jornalistas, momentos antes da abertura da 8ª edição da jornada aberta sobre Género, Mulheres, Juventude, Paz e Segurança – Promovendo a participação de Mulheres e Jovens na tomada de decisão na África Ocidental e nos países do Sahel, que decorreu hoje, na cidade da Praia.

No seu entender, Cabo Verde tem feito “progressos importantes” nesta área com a adopção de medidas mundialmente reconhecidas como a melhoria do quadro legal, implementação de importantes medidas políticas para promover os direitos sociais e económicos das mulheres no reforço do mecanismo de coordenação em matéria de igualdade de género.

Para Ana Graça, a responsabilidade para ultrapassar os desafios que ainda existem em Cabo Verde torna-se ainda maior sendo que as desigualdades da participação de homens e mulheres na política, esfera de tomada de decisão, a pobreza que afecta de forma desproporcional as mulheres, a violência contra as mulheres e o elevado número de desemprego que atinge os jovens são questões que persistem ainda e devem ser ultrapassadas.

Na ocasião reiterou o compromisso das Nações Unidas em parceria com outros parceiros de continuar a acompanhar Cabo Verde na implementação de políticas e programas para promover a igualdade de género e nova masculinidade, na mobilização de novas parcerias e no reforço das capacidades institucionais rumo a um planeta 50/50 em 2030.

O encontro que foi aberto pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca contou com a presença do ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Integração Regional, Júlio Herbert.

 

 

 

Fonte: Inforpress

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub