logo natal

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiver

cabo verde e brasil

Cabo Verde e o Brasil assinaram esta quinta-feira, na Cidade da Praia, um novo Acordo-Quadro de cooperação em matéria de defesa, sobretudo nas áreas de formação militar. Este acordo, segundo Ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares, vai ao encontro das linhas de acção da política de defesa definidas para esta legislatura.

 O acordo-quadro assinado entre a República de Cabo Verde e o Brasil reforça a Cooperação Técnica do Domínio Militar, rubricado a 21 de Dezembro de 1994. Isto porque, segundo o Ministro da Defesa de Cabo Verde, o Brasil tem-se tornado, nos últimos anos, um dos principais parceiros do nosso país em matéria de defesa.

“ A República Federativa do Brasil tem afigurado, ao longo dos tempos, mas particularmente nos últimos anos, um dos principais parceiros de Cabo Verde, especialmente do domínio da defesa, que o Governo a que tenho privilégio de pertencer.”

 A realização de exercícios militares, o estabelecimento da missão naval brasileira junto da Guarda Costeira entre outras, são algumas das acções que permitiram a concretização dessa cooperação.

 Por seu lado, o Ministro brasileiro da Defesa, avalia a estada em Cabo Verde como positiva, pois durante o encontro de trabalho entre as duas delegações, as partes puderam debruçar, com objectividade, diversos aspectos da cooperação existente no domínio da defesa. Sendo assim, afirma que podem “comprovar em ambas as ocasiões, que as relações entre os dois países nesta matéria da defesa, já são marcadas por um diálogo consistente, sustentado por mútuo entendimento.”

A cerimónia de assinatura do acordo-quadro contou com a presença do Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, de outros dirigentes castrenses bem como de uma delegação da embaixada do Brasil em Cabo Verde.  

 

Texto: Dilma Cardoso

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub