reunião

Os Ordenadores Nacionais do Fundo Europeu de Desenvolvimento dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de Timor-Leste, os representantes da União Europeia e a República de Cabo Verde, estiveram reunidos hoje na cidade da Praia no âmbito da XII reunião no Plateau. Aproveitaram para assinarem um protocolo de cooperação.

Esta XII reunião baseia-se essencialmente na partilha de valores e num pacote financeiro importante para financiar projetos directos quer na governação como também na criação de emprego através das atividades culturais, revela o Ministro das Finanças, Olavo Correia.

Este encontro serviu para reforçar ainda mais os laços de amizade existentes entre os países dos PALOP-TL. Quem o diz é o ministro dos negócios estrangeiros e comunidades de São Tomé e Príncipe, Urbino Butelho, ele, que foi recebido por Jorge Carlos Fonseca, no âmbito desta XII reunião dos Ordenadores do FED.

A apreciação dos projetos, identificados para implementação no período que decorre até 2020, no valor global de 30 milhões de Euros. Isto, sob financiamento do 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento foi um dos momentos mais esperados. É de referir que, a cooperação entre os PALOP e Timor Leste com a União Europeia, que completará 25 anos de actividade em 2017, inscreve-se no quadro da parceria global entre o Grupo de Países da África, Caraíbas Pacifico e a União Europeia, modelado no Acordo de Cotonou que é um acordo comercial entre a União Europeia e os países ACP (África-Caribe-Pacífico).

 

Texto: Catarina de Pina

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub