logotipo tiver futuro

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 kovo

O líder da Comissão Europeia (CE) está em viagem pelos Balcãs para trabalhar nas perspetivas europeias de adesão de seis países. No roteiro do líder europeu estão Macedónia, Albânia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Sérvia, Kosovo e, finalmente, Bulgária, que preside neste semestre à UE.

De acordo com a estratégia comunitária para a região, a Sérvia - como Juncker reconheceu esta segunda-feira - é uma das nações mais bem colocadas neste processo de adesão. Porém, a relação com o Kosovo cuja independência nunca foi formalmente reconhecida pelos sérvios, pode ser um entrave às pretensões de Belgrado.

O líder da CE avisou que Sérvia e Kosovo têm de resolver o diferendo para entrarem na União, devendo ser estabelecido um acordo escrito e reconhecido por todas as partes. O 'recado' foi bem recebido pelo Presidente da Sérvia, Aleksander Vucic, que abriu a porta a um possível entendimento com os kosovares.

Na Cimeira de Salónica, em 2003, a União expressou apoio às perspectivas europeias de adesão dos países dos Balcãs Ocidentais. Desde então, apenas a Croácia tornou-se membro de pleno direito, enquanto a Sérvia e Montenegro devem ter de esperar mais sete anos.

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub