logotipo tiver futuro

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

catalunha

Carles Puigdemont passou a primeira noite na prisão desde que no final de outubro tentou impôr a independência da Catalunha, acabando por evadir-se para a Bélgica para evitar a prisão em Espanha por alegada rebelião contra a Constituição.

Segundo a Euronews, o ex-presidente da "Generalitat" foi detido domingo após entrar de carro na Alemanha, oriundo da Finlândia via Dinamarca. Esta segunda-feira, o independentista foi presente a tribunal e o próprio advogado belga do até há pouco fugitivo à justiça espanhola admite que a prisão preventiva é uma forte possibilidade, num processo que poderá demorar dois meses a decidir a eventual extradição exigida por Madrid.

O belga Paul Bekaert alega contudo que existem muitos argumentos para que a Alemanha rejeite o mandado de detenção europeu. A detenção de Puigdemont na Alemanha provocou manifestações na Catalunha promovidas por grupos independentistas catalães, autodenominados Comités de Defesa da República, que exigiam a libertação do ex-presidente regional.

Os protestos rapidamente degeneraram em confrontos com as autoridades.

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub