logo natal tiver fina0

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

refugiados muro

Segundo o ACNUR, o plano de ação mostra a maneira de garantir que o potencial económico dos refugiados seja aproveitado de forma adequada, contribuindo para a integração social e oferece uma alternativa em que todos ganham: os refugiados, os empregadores e as comunidades.

A proposta contém dez pontos, com base em boas práticas e inspirados em experiências concretas já em curso nalguns países europeus. Entre as ações propostas, destacam-se as que visam facilitar aos empregadores interessados contratar refugiados após os trâmites administrativos, bem como a identificação dos potenciais beneficiários cuja formação e experiência laboral corresponda ao que se procura.

Numa fase mais avançada, países como a Hungria ou a Turquia estão a oferecer atividades de formação prática aos refugiados, incluindo formações vocacionais e aprendizagem da língua nacional, para aumentar a possibilidade de aceder a um emprego.

Na Alemanha, a Associação de Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria criou uma rede com as empresas que desejam contratar refugiados ou que já contam com alguns deles como assalariados. O plano de ação conjunto da ONU e da OCDE oferece um novo enfoque, através do qual os refugiados são incluídos nas comunidades desde o princípio e, por isso, ganham acesso a empregos, que lhes permitirá autossustentarem-se e contribuindo, ao mesmo tempo, para a economia local.

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub