logotipo tiver futuro

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 Trump autoriza uso de armas contra migrantes na fronteira com o México

O Presidente dos Estados Unidos recomendou aos militares que considerem eventuais pedras atiradas pelos migrantes "como espingardas" e, como tal, que recorram às armas de fogo. Donald Trump, que endureceu o discurso e medidas anti-imigração nos últimos dias, avisa que quem quiser asilo terá de o pedir pelas vias legais.

“Se eles quiserem atirar pedras aos nossos militares, os nossos militares vão ripostar (…) Eu disse-lhe para verem isso como espingardas. Quando atirarem pedras como à polícia militar, no México, digo para verem isso como espingardas”, declarou Donald Trump, aos jornalistas, na Casa Branca.

O Presidente norte-americano aludia ao episódio de violência que ocorreu na fronteira da Guatemala com o México, em que foram atiradas pedras e garrafas de vidro à polícia. O Governo da Guatemala lamentou que o grupo preferisse a violência e tivesse perdido uma oportunidade de diálogo.

Já o ministro do Interior do México prefere a expressão “êxodo migratório” em detrimento da palavra “caravana”, uma vez que as pessoas vistas por Donald Trump como “invasores” foram da fome e da violência nos seus países.

Três caravanas com pelo menos seis mil migrantes oriundos de vários países da América Latina, como Honduras, El Salvador, Nicarágua e Guatemala, estão a caminho dos Estados Unidos. Estão a atravessar o México, depois de uma caminhada de vários dias, com o intuito de procurar uma vida melhor.

 

 

 

Texto: Grace Cabral

Fonte: RTP

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub