logotipo tiver futuro

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

Espanha

 

O primeiro-ministro espanhol disse esta terça-feira que o país votará contra o esboço de acordo de saída do Reino Unido da União Europeia se o texto que está incluído sobre Gibraltar, território disputado com os britânicos, permanecer como está. Espanha quer uma clarificação do texto sobre as futuras negociações quanto ao estatuto de Gibraltar.

"A partir de hoje, se não houver mudanças em relação a Gibraltar, a Espanha votará ‘não’ no acordo sobre o Brexit", disse Pedro Sánchez durante uma conferência da Economist, em Madrid. A pequena península no sul de Estanha, território britânico desde 1713, é o maior foco de tensão nas relações entre os dois países.

Espanha há muito reclama a soberania sobre o território. Gibraltar deverá abandonar a União Europeia em Março, ao lado do Reino Unido, apesar de 96 por cento da sua população ter votado no referendo de 2016 pela permanência no bloco europeu.

Espanha quer assegurar que as futuras negociações da União Europeia com o Reino Unido não incluem Gibraltar. Ao longo das negociações do Brexit, Espanha (tal como Irlanda e Chipre) conduziu negociações separadas com o Reino Unidos sobre questões específicas no que toca a fronteiras.

 

 

Texto: Grace Cabral

Fonte: RTP Noticias

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub