logotipo tiver futuro

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 taiwan sismo

Um sismo de magnitude 5,6 na escala de Richter foi hoje registado ao largo da costa oeste de Taiwan, tendo sido sentido em Macau e Hong Kong. De acordo com os meios de comunicação de Taiwan, as autoridades indicaram desconhecer, até ao momento, a existência de vítimas ou de danos materiais.

O Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGS) indicou que o abalo foi registado às 07:57 (21:57 em Cabo Verde), com epicentro a cerca de 100 quilómetros do arquipélago Pescadores no estreito da Formosa, e hipocentro aproximadamente 13 quilómetros de profundidade.

Já o Instituto Central do Clima de Taiwan registou uma magnitude de 6,1. Em Macau, os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) recolheram "vários relatos da população sobre o abalo sísmico", que ocorreu a 534 quilómetros do território, enquanto o Observatório de Hong Kong recebeu perto de mil contactos de cidadãos que sentiram o sismo.

De acordo com estimativas iniciais dos responsáveis daqueles serviços da antiga colónia britânica, a intensidade foi de 4, na escala Mercalli, que mede os efeitos dos terramotos. Intensidade 4 significa que objetos pendurados, janelas, pratos e portas abanaram. A ilha de Taiwan situa-se perto da junção de duas placas tectónicas e regista regularmente sismos.

 

 

Texto: Domingas Andrade

Fonte: RTP.PT

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub