logotipo tiver futuro

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

eua africa

A nova estratégia dos EUA para África, apresentada na quinta-feira em Washington, pode pôr em causa oito missões de paz da ONU no continente africano, que em 2018 foram envolvendo mais de 87 mil pessoas.

Os Estados Unidos apresentaram uma nova estratégia para África, ameaçando, como membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, reconfigurar ou pôr fim a missões de paz da ONU “improdutivas, infrutíferas e inexplicáveis”, segundo o conselheiro da Segurança, John Bolton. O país admite deixar de contribuir financeiramente para missões que não garantam a resolução de conflitos e uma condição de paz duradoura.

As oito missões da ONU em África são constituídas por mais de 87 mil pessoas destacadas de todo o mundo e tiveram orçamentos anuais que ascenderam a cinco mil milhões de dólares em 2018. Sete dessas missões totalizaram 4,948 mil milhões de dólares, ou seja, 4,350 mil milhões de euros.

Como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, os EUA têm grande poder de influência sobre as decisões e podem, desta forma, votar pela reconfiguração ou até fim das missões.

 

Fonte: Expresso das Ilhas

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub