logotipo tiver futuro

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 Migrantes celebram desembarque em Malta

Os migrantes resgatados pelos navios humanitários alemãos Sea-Watch, a 22 de Dezembro, e Sea-Eye, a 29 de Dezembro, pisaram finalmente terra firme, depois de mais de duas semanas à espera de um desembarque. Têm como destino países da União Europeia e Portugal está entre os Estados-Membros de acolhimento.

Depois da tempestade, a esperança. Os 49 migrantes a bordo de navios de resgate há mais de duas semanas no Mediterrâneo puderam finalmente desembarcar em Malta, esta quarta-feira.

Após vários países europeus terem recusado abrir um porto seguro para as embarcações, a Comissão Europeia desbloqueou a situação ao assumir a integração de um total de quase 300 migrantes por oito Estados-Membros.

Portugal está entre os países de acolhimento, ao lado da Alemanha, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Roménia. O acordo, anunciado pelo primeiro-ministro de Malta, põe termo a um impasse entre os governos do país e de Itália que recusaram o atrancamento de dois navios humanitários em Dezembro.

No entanto, 44 cidadãos do Bangladesh vão ser repatriados por alegadamente não terem motivo para o pedido de asilo.

 

 

 

Texto: Grace Cabral

Fonte: Euronews

 

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub