logotipo tiver futuro

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

super lua

Uma Lua Vermelha Sangue de Lobo. Foi o único eclipse lunar total do ano e aconteceu madrugada deste domingo para segunda-feira. O eclipse lunar total desta madrugada acabou às 7h48. Um fenómeno como este só se viu três vezes nos últimos 200 anos

É vermelha porque é essa a cor que assume durante um eclipse total e chama-se uma Lua de Lobo porque é a primeira Lua Cheia de 2019. O espectáculo astronómico desta madrugada resultou segundo estudiosos da conjunção de três fenómenos lunares: a chegada da Lua ao perigeu, que é o ponto mais próximo que vai assumir ao longo do percurso à volta da Terra; a passagem da Lua pela zona mais escura da sombra terrestre; e a entrada do nosso satélite natural na fase de Lua Cheia.

Daqui resulta uma Super Lua, que além de ser 14% maior e 30% mais brilhante também foi Vermelha (ou de Sangue) e a primeira Lua Cheia do ano (ou de Lobo). Uma Lua Vermelha Sangue de Lobo que coloca os lobos a uivar e muitas pessoas a olhar...para o céu - como em Buenos Aires, Havana, Lisboa ou Jerusalém.

 

Fonte: Euronews

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub