Angola e Itália, uma amizade de "longa data" reforçada, e uma cooperação ampliada para além do Petróleo. Naquela que foi a primeira visita de Estado de um presidente italiano a Luanda, Sergio Matarella e João Lourenço concordaram em aprofundar os laços que unem a Itália e Angola.
O chefe de Estado italiano diz concordar que existe uma larga margem de colaboração, uma colaboração crescente entre empresas angolanas e italianas em diversos setores algumas com um interesse particular nos setores agroalimentar, de infraesturas e energia.
O Presidente angolano referiu que na troca de impressões que tiveram, passaram em revista o nível das relações de amizade e cooperação entre os dois países, e consideraram que o nível é bom mas pode ser melhor, sobretudo na cooperação económica.
Luanda abriu a porta da diversificação económica aos italianos, em especial no investimento na agricultura, e a aposta no desenvolvimento de infra-estruturas, mas sempre com um olho no petróleo.
Em conclusão, ficou expressa a vontade de existir mais investimento italiano em Angola e também o desejo de reforçar a presença angolana em Itália.
João Lourenço visita Roma em breve na sequência do convite formulado pelo homólogo transalpino.
Fonte: Euronews