Cabo Verde renova parceria

A Procuradoria-Geral da República, as Polícias Judiciária e Nacional, e a Divisão de Roterdão da Polícia holandesa, assinaram hoje na Cidade da Praia, uma Declaração de Parceria, visando a capacitação dos actores-chave, em matéria de investigação criminal, forense e de policiamento de proximidade.

Este acto de assinatura contou com a presença da Ministra da Justiça e do Trabalho, Janine Lélis, que explicou que este novo programa de trabalho, de 3 anos, incide sobre acções de capacitação dos atores chave em matéria de investigação criminal, forense e de policiamento de proximidades.

Por sua vez, o representante Regional do UNODC para África Ocidental e Central realçou que “esta iniciativa de cooperação constitui a aplicação prática do princípio de base, decorrente das convenções” ou seja, “o crime organizado transnacional só pode ser combatido de forma efectiva, através da cooperação organizada e transnacional”.

Este instrumento de parceria visa dar sequência e consolidação a uma colaboração, já iniciada em 2012, mas concluída em 2014, com o fim da1ºfase do programa.

O documento foi rubricado, por várias entidades públicas, nomeadamente o Procurador-geral da República de Cabo Verde, o Director Nacional da PJ, o Director nacional da PN, o Director do Departamento de Investigação Criminal da Divisão de Roterdão, o Director Nacional da Política Externa, o Embaixador dos Países Baixos em Cabo Verde e o Representante Regional da ONUDC.

 

Texto: Simónica Sanches

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub