logotipo tiver futuro

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 jorge santos fala das florestas

O incêndio florestal ocorrido sexta-feira no Planalto Leste de Santo Antão interpela a todos no sentido de que é necessária uma reflexão profunda sobre as melhores políticas públicas das florestas e das áreas silvipastoris em Cabo Verde.

As declarações são do presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos que, também na qualidade de Presidente da República interino, esteve de visita ao perímetro florestal do Planalto Leste, para se inteirar da extensão do incêndio que consumiu 200 hectares desta reserva florestal.

Jorge Santos, em declarações à imprensa, no Planalto Leste, defendeu a necessidade das autoridades nacionais e locais, mas também das populações, reflectirem, profundamente, sobre as políticas florestais que, a seu ver, devem privilegiar aspectos como a manutenção e gestão das reservas florestais, mas também sua expansão.

No caso da floresta do Planalto Leste alvo, segundo Jorge Santos, o maior incêndio uma vez ocorrido em Cabo Verde, é fundamental a preservação deste património de gerações, que constitui “uma grande riqueza” de Santo Antão, “um ex-líbris” do turismo ecológico nesta ilha.

Para o presidente do parlamento cabo-verdiano, este é o momento de se fazer um apelo aos parceiros internacionais de Cabo Verde no sentido de ajudar o país a ser mais resiliente.

A deslocação de Jorge Santos ao Planalto Leste seguiu-se às visitas dos ministros do Ambiente e da Administração Pública, também do primeiro-ministro, este que anunciou investimentos de 60 mil contos para repor, nos próximos anos, a normalidade neste perímetro florestal, com 1.600 hectares de extensão.

 

 

Fonte: A Nação

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub