logotipo tiver futuro

 

 

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiverlivetvtiver

 

 Jorge Santos preside cerimónia de dia de São Vicente

O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, que presidiu à sessão solene do dia do município de São Vicente, considerou hoje que esta terá sido a ilha que “mais contribuiu” no caminho para liberdade em Cabo Verde.

Referindo que a comemoração do Dia de São Vicente sucede às comemorações do Dia da Liberdade e Democracia, 13 de Janeiro, e do dos Heróis Nacionais (20), Jorge Santos disse que falar de São Vicente é “falar de liberdade e de uma consciência de sentido colectivo”.

Esta, segundo a mesma fonte, terá sido a ilha que “mais contribuiu” no caminho para a liberdade no país e que, mesmo em “tempos de privações”, os seus homens da cultura e das letras encontravam na poesia, nas mornas, nas coladeiras, no teatro e no Carnaval, espaços para “manifestar o sentir do homem das ilhas”.

“O processo de transição para a liberdade e democracia de 1990/91 contou com forte contributo dos intelectuais e dos cidadãos anónimos da ilha da Cesária Évora”, advogou, garantindo que esta ilha tem “potencial humano” para continuar a contribuir para a construção de um “país melhor”.

Desta forma, aproveitando a cerimónia da comemoração do município, Jorge Santos disse reconhecer o papel da Câmara Municipal de São Vicente, que, considerou, tem sido uma “referência positiva e de qualidade” do poder local democrático, que “tão orgulhosamente” se tem construído em Cabo Verde.

 

 

 

Fonte: Inforpress

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub