logo natal

banner Tiverbanner Tiverbanner Tiver

O Ministro da saúde Arlindo do Rosário

As ilhas do Maio e São Nicolau vão beneficiar de equipamentos modernos de Saúde. A garantia é do ministro da Saúde à margem do “Ateliê de Validação dos Planos de Desenvolvimento Sanitário das duas ilhas.

O Ministro da saúde, Arlindo do Rosário, já tinha referido na sessa de abertura do ateliê que a ilha do Maio é uma ilha perto e distante ao mesmo tempo, isso devido à sua precariedade nos transportes e ao seu isolamento. Questionado sobre as prioridades de intervenção para aquela ilha e para São Nicolau, este responde dizendo que as duas ilhas serão beneficiadas com a “segurança transfusional”, pois, “nós vamos trabalhar para permitir (…) onde não é possível fazer transfusão, possamos ter condições para o fazer”.

Para o representante da OMS, Mariano Salazar, é importante investir nessas localidades, pois a OMS está a fazer uma ruptura dos conceitos tradicionais de planificação sanitária, isto é, segundo explica, para desenvolver o factor socioeconómico local, isso porque as doenças acontecem nos locais. As doenças “acontecem lá onde estão as pessoas”, por isso é importantes os investimentos. Maio e de São Nicolau, brevemente, segundo os responsáveis nacionais de Saúde, vão dispor de melhores condições.

 

Texto: Sidney Cardoso

 

Pub

  1. NOTÍCIAS »
  2. Destaques
  3. Recentes

Pub